GT Agroecologia REDSAN-CPLP


Participe do fórum, é rápido e fácil

GT Agroecologia REDSAN-CPLP
GT Agroecologia REDSAN-CPLP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

---> MENSAGEM DE ABERTURA <---

2 participantes

Ir para baixo

---> MENSAGEM DE ABERTURA  <--- Empty 2 repostas a 2 perguntas

Mensagem  joao amilcar torres Seg 11 Set 2017 - 22:51

Existem iniciativas de produção agroecológica na sua região? Quais?
A minha região é Portugal. E agroecologia é um conceito não existente na sociedade portuguesa. Existem poucas boas práticas de algo que se aproxima e que se poderá chamar de agroecologia e muitas práticas que incentivam a desagregação indo destruindo alguns ecossistemas ainda sustentáveis.

Que políticas públicas poderão ser implementadas para fomentar uma transição para um sistema agroecológico, a nível regional e nacional? existem certos níveis de agricultura, digamos, sustentáveis. Muitas iniciativas são para promover certificações para beneficio e implementação da PAC/pilar II ( vulgo subsídios). Em primeiro lugar, deveria haver espaço para a divulgação do que é Agroecologia e que papel pode ter no contexto europeu.

joao amilcar torres

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/09/2017
Idade : 60
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

---> MENSAGEM DE ABERTURA  <--- Empty ---> MENSAGEM DE ABERTURA <---

Mensagem  Klebernilson Lima Seg 11 Set 2017 - 0:04

Prezados(as) companheiros(as);

Partindo da constatação da inviabilidade eco-sócio-ambiental dos sistemas convencionais de produção agrícola, implantados há quase 60 anos na chamada “Revolução Verde”, os Sistemas de Produção Agroecológicos emergem com grande potencial para amenizar as ações dos seres humanos nos sistemas agropecuários. A Agroecologia em sua essência, busca manejar os agroecossistemas através de uma abordagem sistêmica, que seja financeiramente viável, promotora de equidade social e que respeite os limites da natureza. Schutter (2010), afirma que agroecologia contribui de forma decisiva para a soberania alimentar e aponta como um dos maiores desafios atuais o alargamento da escala das experiências agroecológicas e a implementação de políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento de modos de produção sustentáveis.

Após diagnosticar a ausência de informação e formação sobre processos de produção agroecológica nos países-membros da REDSAN-CPLP, esta, tem priorizando atividades dialógicas e participativas para orientar as melhores estratégias de desenvolvimento rural sustentável e de transição para a produção em bases agroecológicas.

Desde já, agradeço pelo interesse de todos (as) aqui presentes, na perspectiva de participativamente, identificarmos, integrarmos e mobilizarmos iniciativas da sociedade civil em prol da construção e consolidação de um Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável da CPLP.

Assim sendo, deixo-vos aqui duas questões para que possamos iniciar a nossa discussão:


• Existem iniciativas de produção agroecológica na sua região? Quais?


• Que políticas públicas poderão ser implementadas para fomentar uma transição para um sistema agroecológico, a nível regional e nacional?


Gratidão à todos (as) pela atenção dispensada;

Saudações agroecológicas, paz e Luz!

Klebernilson Lima
Anexos
---> MENSAGEM DE ABERTURA  <--- Download?action=showthumb&id=3
Debate REDSAN-CPLP.jpg (22 Kb) Baixado 90 vez(es)


Última edição por Klebernilson Lima em Seg 25 Set 2017 - 12:38, editado 3 vez(es)
Klebernilson Lima
Klebernilson Lima

Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/08/2017
Idade : 37

https://www.linkedin.com/in/klebernilson-lima-0170b6ab/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos